Youtubers criam IA que transmite “solo eterno” de contrabaixo

Youtubers criam IA que transmite “solo eterno” de contrabaixo

CJ Carr e Zack Zukowski, as mentes por trás do canal Dadabots no YouTube, voltaram com uma nova inteligência artificial (IA) que está transmitindo o “solo eterno” de contrabaixo na plataforma do Google. Os dois especialistas treinaram uma rede neural específica para que ela aprendesse as nuances do instrumento e pudesse criar uma live por conta própria.

O projeto soa mais complicado do que realmente é: a grosso modo, a rede neural recorrente (ou RNN, de Recurrent Neural Network em inglês) é um tipo de tecnologia que estuda exemplos de uma determinada mídia para aprender a criar e reproduzir através dela. Não é muito diferente, por exemplo, de uma pessoa que ouviu tanto baixo na vida que aprendeu a tocá-lo “de ouvido”, ou seja, sem cursos nem aulas.

No exemplo do vídeo acima, a RNN interpretou cerca de duas horas de improvisação do youtuber, compositor e baixista Adam Neely. O processo não foi tão fluído quanto Carr e Zukowski esperavam, então eles foram forçados a limitar a leitura de dados da tecnologia apenas para os acordes mais velozes do músico – aparentemente, a rede neural empregada se dá melhor com tempos musicais mais rápidos.

Livre para qualquer um usar

O resultado pode ser conferido no vídeo acima, com toques mais frenéticos e uma qualidade sonora mais aprimorada. Os responsáveis pelo projeto Dadabots ressaltam que, em alguns momentos, o som fica tão veloz a ponto de parecer com dois contrabaixos tocando simultaneamente, mas isso não impacta na experiência sonora do ouvinte.

Dadabots
CJ Carr (esq.) e Zack Zukowski (dir.): os dois programadores especializados em inteligência artificial criaram o projeto “Dadabots”, que une tecnologia e música. Imagem: LinkedIn/Acervo pessoal

Segundo Carr e Zukowski, o resultado gerado está disponível para qualquer pessoa que queira usá-lo como “sampling” em suas criações próprias, já que o objeto está sob a licença CC-BY (Creative Commons), o que significa total liberação de uso para fins não comerciais. Uma criação similar do canal foi o “death metal eterno”, que empregou inteligência artificial para criar um som voltado ao fãs do rock mais gutural.

O post Youtubers criam IA que transmite “solo eterno” de contrabaixo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *