Nasa planeja construção de base lunar

Nasa planeja construção de base lunar

Com cronograma já em andamento, a missão Artemis pretende levar astronautas para a Lua novamente em 2024. Um dos objetivos do projeto é construir uma base lunar. Para isso, a agência fez parceria com a startup Icon.

A empresa é especializada em construções com impressoras 3D. Agora, ela investe no Projeto Olympus, que cogita utilizar poeira lunar como concreto. A meta é construir a primeira edificação em solo extraterrestre até 2030. Por enquanto, o principal obstáculo são os custos de transporte do material necessário para a obra.

Segundo Jason Ballard, CEO da Icon, aprender a construir em outros mundos trará os avanços necessários para resolver problemas habitacionais que encontramos neste mundo. Isso porque a startup terá de lidar com uma realidade totalmente diferente: altos níveis de radiação, mudanças bruscas de temperatura e queda frequente de micrometeoritos.

Por enquanto, a empresa faz experimentos com pequenas quantidades de poeira lunar: utiliza micro-ondas, lasers e luz infravermelha para mudar seu estado. Entre as ideias estão o preenchimento das paredes dos quartos com membranas de água para proteger da radiação e um sistema de iluminação que simule o ciclo de dia e noite, para ajudar no sono dos habitantes.

O post Nasa planeja construção de base lunar apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *