Figura de anjo surge na superfície de Marte

Figura de anjo surge na superfície de Marte

A agência espacial europeia divulgou uma imagem curiosa da superfície de Marte. A foto mostra uma região próxima ao polo sul do planeta e, nela, é possível ver o que parece ser um anjo, com um halo, asas abertas e um coração.

Segundo a agência espacial, o polo sul de Marte é tipicamente coberto por gelo. Como o hemisfério sul do planeta está atualmente no verão, a região tem a menor quantidade de gelo no ano e, por isso, a figura ficou visível.

A imagem, na verdade, mostra vales, dunas, crateras de impacto e outros acidentes geográficos naturais. Ela pode ser explicada pelo fenômeno Pareidolia, ou seja, a tendência que temos de interpretar um estímulo visual como um objeto conhecido.

A agência afirma que o anjo em Marte é uma combinação de elementos. A mão da figura, à esquerda, é um poço de sublimação, que se forma quando o dióxido de carbono aquecido passa do estado sólido para o gasoso e deixa um buraco na superfície do planeta.

A cabeça e o halo do anjo são resultado do impacto de um meteorito. Já o contorno do coração são escarpas íngremes, e sua parte interna e a asa são um vale com dunas de areia escura.

O post Figura de anjo surge na superfície de Marte apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *