Elon Musk mostra vídeo em que drone sobrevoa gigafábrica de Berlim

Elon Musk mostra vídeo em que drone sobrevoa gigafábrica de Berlim

Ela está quase pronta! A gigafábrica da Tesla em Berlim foi mostrada por Elon Musk no Twitter. O vídeo, feito com um drone, permite ver as instalações da primeira fábrica da montadora na Europa, que fica a 32 quilômetros da capital alemã.

Gravadas em um dia de neve, as imagens mostram o local de 92 hectares, ou seja, 920 mil metros quadrados. Nelas, é possível ver a enormidade das instalações. Em outro tuíte, Musk fala que algumas partes do prédio têm cinco andares.

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Snow falling on Giga Berlin <a href=”https://t.co/eTXMtYp8hG”>pic.twitter.com/eTXMtYp8hG</a></p>&mdash; Elon Musk (@elonmusk) <a href=”https://twitter.com/elonmusk/status/1346191214769557505?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 4, 2021</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

A fábrica vai empregar cerca de 10 mil profissionais. É lá que será produzido o Model Y que vai atender o mercado europeu. Além disso, a unidade vai fabricar baterias e transmissões automotivas para os veículos da Tesla. Musk até cogitou a ideia de ter uma caverna para raves no local.

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Tesla should have a mega rave cave under the Berlin Gigafatory</p>&mdash; Elon Musk (@elonmusk) <a href=”https://twitter.com/elonmusk/status/1237239239915569153?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 10, 2020</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

A ideia da Tesla é iniciar a produção na unidade europeia ainda neste ano, mas isso pode sofrer atrasos: uma audiência na semana passada suspendeu o trabalho de construção no local depois que ativistas pelo meio ambiente alegaram que o hábitat de cobras e lagartos da região pode ser afetado. Há expectativas de que a liberação ocorra em breve.

No ano passado, a montadora enfrentou protestos semelhantes quando começou a limpar o terreno para iniciar a construção. Os ambientalistas pediram a interrupção para avaliar adequadamente os danos potenciais para a vida selvagem na área. Os pedidos foram negados na época, mas a decisão do mês passado mostra que os manifestantes estão empenhados em proteger as partes que ainda não receberam construções.

Antes de anunciar que a gigafábrica seria construída em Berlim, a Tesla considerou outros locais. “Todos sabem que a engenharia alemã é excepcional. Essa é uma das razões para escolher o país para nossa unidade europeia”, explica Musk. “Também vamos criar um centro de engenharia e design em Berlim porque a cidade tem parte da melhor arte do mundo.”

Atualmente, a Tesla tem três gigafábricas em operação. Duas estão nos EUA e uma fica em Xangai, na China. Mais uma unidade está em construção em Austin, no Texas, EUA. Essa filial vai produzir o Cybertruck e os veículo Model 3 e Model Y, quando entrar em funcionamento no fim deste ano.

O post Elon Musk mostra vídeo em que drone sobrevoa gigafábrica de Berlim apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *