Cidades de SP criam centros de atendimento pós-Covid-19

Cidades de SP criam centros de atendimento pós-Covid-19

Possíveis sequelas para os pacientes infectados pelo novo coronavírus ainda estão sendo estudadas. Mas é fato que algumas das pessoas que já se curaram da doença ainda apresentam danos nos pulmões, coração e cérebro. Alguns municípios da Grande São Paulo, como Diadema, Ribeirão Pires e São Caetano já contam com centros de reabilitação dedicados a atendimento pós-Covid-19.

Inaugurado em outubro, o Ambulatório Municipal de Acompanhamento e Reabilitação Pós-Covid de São Caetano foi a primeira unidade a fazer esse tipo de atendimento na região. Todos os pacientes que foram internados ou diagnosticados com Covid-19 são monitorados e cadastrados, e podem receber acompanhamento de uma equipe multiprofissional composta por nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros.

Até hoje, o ambulatório já atendeu mais de 500 pessoas – algumas foram até encaminhadas para outros especialistas como oftalmologistas e cardiologistas. Pacientes passam por uma avaliação da capacidade respiratória, além de exames laboratoriais e de imagem. Após o tratamento, o paciente é encaminhado para a Universidade Municipal de São Caetano do Sul para estudos sobre as consequências da Covid-19.

Em Diadema, o Centro Especializado em Reabilitação faz parte da Linha de Cuidado de Reabilitação do Paciente Pós Covid. Localizado no Complexo de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS), o centro possui 64 pacientes em atendimento, encaminhados assim que recebem alta após a internação em função do agravamento da doença.

O mesmo procedimento é realizado em Ribeirão Pires, onde pacientes que ficaram internados em emergência ou com quadro de internação grave por coronavírus são contatados entre 14 e 21 dias após a alta hospitalar. O Ambulatório de Atendimento a Pacientes Pós-Covid-19, situado no Serviço de Atenção Especializado, região central da cidade, já atendeu mais de 90 pessoas.

Via: Folha de S. Paulo

O post Cidades de SP criam centros de atendimento pós-Covid-19 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *