Brasil e Reino Unido firmam cooperação para impulsionar inovação digital

Brasil e Reino Unido firmam cooperação para impulsionar inovação digital

O Brasil e o Reino Unido assinaram nesta terça-feira (29) um memorando de entendimento para impulsionar a cooperação entre os países na área de inovação digital. O documento entra em vigor imediatamente e tem duração até março de 2023.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Economia, o país europeu irá colaborar de forma sistemática para a criação de estratégias e aplicações de soluções em prol dos serviços públicos brasileiros. “Na prática, a digitalização, a transparência, a governança de dados, a inovação e a acessibilidade serão enfatizadas”, disse o comunicado.

O documento foi assinado pelo secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, e pela ministra-conselheira e encarregada de Negócios da Embaixada Britânica, Liz Davidson.

“O Reino Unido está nas primeiras colocações nos rankings de governo digital da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e adotou uma estratégia bem-sucedida de centralização de canais”, disse Monteiro.

Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, e ministra-conselheira e encarregada de Negócios da Embaixada Britânica, Liz Davidson.
Cooperação oficializada nesta terça-feira terá duração até março de 2023. Foto: Edu Andrade/ME

Ações

De acordo com o Ministério da Economia, a cooperação estabelecida entre Brasil e Reino Unido deverá:

  • oferecer treinamento no campo da inovação, digitalização, gestão pública e planejamento governamental com especial ênfase em temas de governança de dados e acessibilidade;
  • participar do planejamento e implementação de soluções concretas de digitalização;
  • estimular o compartilhamento de conhecimento mútuo no Brasil.

Outra iniciativa divulgada será o apoio do Programa de Acesso Digital, do ProsperityFund, em algumas áreas da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, trazendo mais inclusão, segurança e sustentabilidade para a agenda digital no Brasil

Além disso, o acordo deverá otimizar o portal único do governo brasileiro gov.br, que atualmente disponibiliza cerca de 2.600 serviços de maneira digital.

A cooperação firmada com o Reino Unido será semelhante à parceria feita anteriormente com a Dinamarca — outro país líder na transformação digital no mundo — e deverá ter papel importante para novos desenvolvimentos no campo digital brasileiro.

Fonte: Agência Brasil

O post Brasil e Reino Unido firmam cooperação para impulsionar inovação digital apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *