Assista vídeos que mostram a conjunção entre Júpiter e Saturno

Assista vídeos que mostram a conjunção entre Júpiter e Saturno

As lentes do telescópio do astrônomo Marcelo Zurita, colunista do Olhar Digital, registraram nesta segunda-feira (21) a conjunção entre Júpiter e Saturno.

“Eles estavam tão próximos que do mesmo campo de visão do telescópio foi possível ver Júpiter, com sua grande mancha vermelha e suas Luas de Galileu, e Saturno, com seus anéis”, conta o presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon – Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil.

Assista ao vídeo gravado por Marcelo Zurita na Praia do Jacaré, na cidade de Cabedelo, na Paraíba:

O evento, também conhecido como “Estrela do Natal”, pôde ser observado no Brasil no momento do pôr do Sol desta segunda-feira (21). Devido ao diferente período orbital dos planetas, isso não é algo que acontece com frequência: Júpiter completa uma órbita ao redor do Sol a cada 12 anos e Saturno leva 30 anos.

“Este era um dos eventos astronômicos mais esperados do ano e a conjunção entre Júpiter e Saturno só vai voltar a ocorrer daqui 60 anos”, explica Zurita.

Veja também o vídeo registrado por Marcelo Zurita por telescópio:

“Uma conjunção como essa é um importante momento para a astronomia por conta do caráter contemplativo que representa. É importante para aproximar as pessoas dessa ciência e para gerar o interesse em quem nunca teve contato com a astronomia. É um momento para contemplação, não só para os cientistas, mas principalmente para o público”, exalta o astrônomo.

Neste ano a conjunção foi especial pois os planetas estavam excepcionalmente próximos, algo que não acontece desde 16 de julho de 1623. Naquela época, no entanto, a conjunção não foi visível porque ocorreu muito próxima ao Sol. Portanto, a última vez que algo assim foi visível foi em 1226, quase 200 anos da invenção do telescópio.

Veja mais fotos da conjunção:

Marcelo Zurita fotografou conjunção
Conjunção vista de Cabedelo, na Paraíba. Créditos: Marcelo Zurita
Conjunção vista de Taperoá, na Paraíba
Conjunção vista de Taperoá, na Paraíba. Créditos: Felipe Sérvulo
Conjunção vista de João Pessoa, na Paraíba
Conjunção vista de João Pessoa, na Paraíba. Créditos: Heber Sivini

O post Assista vídeos que mostram a conjunção entre Júpiter e Saturno apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *