AO VIVO: Elcio Franco presta depoimento à CPI da Pandemia

O ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Antonio Elcio Franco Filho, número 2 da pasta durante a gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello, presta depoimento à CPI da Pandemia nesta quarta-feira, 9. A oitiva chegou a ser marcada para o último dia 27, mas o coronel da reserva do Exército não pôde comparecer por estar com Covid-19.

Franco, que atualmente é assessor especial da Casa Civil da Presidência, deve ser questionado pelos senadores sobre o atraso na compra de vacinas, a falta de resposta às ofertas feitas pela farmacêutica Pfizer e a aquisição e distribuição de insumos aos estados durante a crise sanitária.

LEIA TAMBÉM: Depois da Covid-19, ex-braço direito de Pazuello vai enfrentar a CPI

Em um dos requerimento que pediu a convocação do ex-braço direito de Pazuello, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que o Ministério da Saúde, tendo Elcio Franco como secretário-executivo, só apresentou um Plano Nacional de Vacinação após exigência do Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro de 2020.

“Mesmo com a demora, o plano era falho. Apresentava diversos pontos em aberto e foi alvo de críticas de cientistas cujos nomes apareciam como responsáveis pela elaboração do documento e que afirmaram não terem sido consultados antes da publicação”, alegou o parlamentar.

Já os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE), em requerimento conjunto, afirmaram que “o convocado era tomador de decisão relevante em relação às ações e omissões do governo federal na pandemia”.

Fontes Retirada do Site Veja Abril link da Matéria aqui….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *